

Maria Cristina Santiago (Kiu), primeira mulher a disputar o cargo de presidente da OAB Paraíba, gravou um vídeo desabafando sobre os ataques pessoais e de cunho machista sofridos, que se tornaram recorrentes na medida em que sua campanha ganhou apoios, inclusive de grandes lideranças da advocacia paraibana.
No publicação, Maria Cristina revela que “nunca foi tão atacada pessoalmente, agredida e desprezada” como está sendo na atual campanha. “Tem muita gente que não tolera ver uma mulher desafiar o sistema estabelecido há 90 anos.”, desabafou Kiu, fazendo referência aos ataques e completou: “Esse preço eu não vou me eximir de pagar”.
Fazendo uma retrospectiva de visitas, reuniões e viagens realizadas durante a campanha, Kiu afirmou que “com fé em Deus e confiança na vontade da advocacia” segue “lutando por uma OAB independente” e que irão “mostrar que a OAB não tem dono.” Ela finalizou garantindo que irá administrar “para toda a advocacia, valorizando a profissão, de forma altiva e independente”.
Confira o vídeo na íntegra:
https://www.instagram.com/tv/CWRnQNMFDT_/?utm_medium=copy_link
ANÔNIMOS: MATÉRIAS E VÍDEOS NÃO TEM IDENTIFICAÇÃO
Nas últimas semanas, matérias e vídeos anônimos, passaram a circular com mais frequência nos grupos de WhatsApp, a maioria tentando descredibilizar a candidata Kiu e indicando que, na verdade, sua campanha era liderada por homens, inclusive citando Conselheiros Federais que apoiam sua candidatura. Nenhum tipo de comentário desse tipo foi direcionado às candidaturas masculinas, indicando que o motivo é, exclusivamente, o fato do alvo ser uma mulher.
ELEIÇÕES ACONTECEM DIA 18 DE NOVEMBRO
As eleições acontecem no próximo dia 18/11 e Maria Cristina enfrentará nas urnas o advogado Harrison Targino, atual Conselheiro Federal e candidato da situação, que busca o terceiro mandato consecutivo e a outra candidatura de oposição, encabeçada pelo advogado Raoni Vita, que já foi vice Presidente da OAB/PB na primeira gestão do atual presidente Paulo Maia, disputando agora a cadeira de presidente.