sexta-feira, agosto 19, 2022
Anúncios
Anúncios

Casos de tuberculose chegam a 1283 na Paraíba em 2021, diz Secretaria de Saúde

Os casos de tuberculose chegaram a 1283, notificados em 2021, em toda Paraíba. A informação foi divulgada pelo Boletim Epidemiológico Anual da Tuberculose, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (28). Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 139 casos nas notificações.

Conforme a SES, o aumento sugere uma melhora nas ações de busca ativa por parte dos municípios. Em contrapartida, o boletim também alerta para a taxa de abandono ao tratamento no país. O estipulado pelo Ministério da Saúde é de 5%, enquanto na Paraíba a taxa é de 9,5%, quase duas vezes maior que a nacional, por considerar que o quadro clínico de tuberculose requer mais atenção.

A SES ressalta que é preciso garantir o acesso adequado aos serviços na saúde primária, atentar para sinais da tuberculose semelhantes aos da Covid-19, bem como manter as atividades de monitoramento e qualificação sobre as notificações.

Segundo a análise da Secretaria, a pandemia da Covid-19 afetou novos diagnósticos e o tratamento da doença.

A Secretaria explica que houve um impacto maior no abandono de tratamentos da tuberculose em virtude da pandemia de Covid-19, quando muitos pacientes não procuraram os postos para dar continuidade ao processo de cura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncios -

Posts Populares