sexta-feira, agosto 19, 2022
Anúncios
Anúncios

Justiça suspende teste físico do concurso da Polícia Civil da PB para candidatos com deficiência 

A Justiça da Paraíba suspendeu o teste físico do concurso da Polícia Civil do Estado para candidatos com deficiência. A suspensão dessa etapa do certame, divulgada nesta segunda-feira (28), vale até que o pedido de adaptação para o teste de aptidão física, feito em uma ação civil pública ingressada pela Defensoria Pública do Estado (DPE), seja avaliado.

De acordo com o edital do certame, o teste físico é composto por uma corrida de 12 minutos.

Durante esse tempo, candidatos do sexo masculino devem percorrer 2,4 mil metros. Já a distância percorrida para as candidatas do sexo feminino deve ser de 2 mil metros.

Por causa disso, a ação pede que a organizadora do concurso adapte o teste às pessoas com deficiência, para que não hajam barreiras que possam dificultar a participação plena desses candidatos nas provas, que podem ser eliminatórias.

“Em outras palavras, mostra-se notório o subjetivismo da opção do teste físico pela prova de corrida, nem se demonstra relação entre o teste físico exigido e o cargo em seleção. Também não foi apresentada opção razoável ao teste físico, apta a incluir pessoas com deficiência e, simultaneamente, atender às exigências do cargo”, pontuou o juiz Gutemberg Lacerda na decisão liminar.

A decisão não interfere na participação dos candidatos com deficiência em outras fases do concurso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncios -

Posts Populares