terça-feira, julho 5, 2022
Anúncios
Anúncios

Cruzeiros atracam em Santos e Salvador com 146 casos positivos de covid-19

COTIDIANO

Cruzeiros atracam em Santos e Salvador com 146 casos de Covid-19

Dois navios de cruzeiro atracaram nos portos de Santos, em São Paulo, e de Salvador, na Bahia, com 146 pessoas infectadas pelo novo cotonavírus, informou hoje a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O navio MSC Splendida atracou em Santos ontem (29) após a identificação de novos casos positivos de covid-19 a bordo. Ao todo, 78 pessoas estão com a doença —51 tripulantes e 27 passageiros. Além disso, foram identificadas 54 pessoas que tiveram contato com casos positivos de covid-19.

A Anvisa informou que todas as 132 pessoas puderam desembarcar seguindo regras determinadas e o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo estado de São Paulo, como o transporte dos viajantes em veículos específicos.

O monitoramento dos que desembarcaram deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde das localidades de destino, afirmou a agência. No momento, não há autorização para novos desembarques ou embarques. O MSC Splendida, que leva cerca de 4 mil pessoas a bordo, deve permanecer atracado em Santos até o fim da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde.

As pessoas infectadas foram isoladas e, depois, desembarcadas, segundo a MSC.

Em Salvador, navio tem 68 casos

Além do cruzeiro em Santos, o navio Costa Diadema, da empresa Costa Cruzeiros, atracou hoje de manhã em Salvador com 68 casos positivos de covid-19 —56 tripulantes e 12 passageiros. Pela manhã, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, utilizou as redes sociais para afirmar que “o desembarque dos passageiros está bloqueado até que se tenha total segurança”.

A Anvisa informou que não autorizou a operação da embarcação em Salvador. Portanto, o embarque e o desembarque de viajantes estão proibidos até que seja finalizada a investigação em andamento.

A determinação de quarentena ou até mesmo da suspensão das atividades de ambos os cruzeiros não está descartada pela Anvisa. A retomada das operações de navios de cruzeiro no Brasil foi permitida por meio de portaria interministerial de 5 de outubro deste ano. No final daquele mês, a Anvisa aprovou resolução com série de protocolos sanitários a serem adotados.

Em fevereiro, outra embarcação chegou a Salvador em meio a um surto de covid. O navio pesqueiro Venturer de bandeira britânica, que saiu da cidade de Vigo, na Espanha, ancorou na Baía de Todos-os-Santos com 31 dos 63 tripulantes infectados.

Com informações do Portal UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncios -

Posts Populares